sábado, 21 de agosto de 2010

“[...] Vai diminuindo a cidade.

Vai aumentando a simpatia
Simplicidade – Pato Fu [...]”

É uma correria, uma pressa, milhares de coisas a serem feitas. Coisas típicas de “cidade grande”. As pessoas passam umas pelas outras e não dão nem um bom dia. É como se não enxergassem os outros a sua volta, como se só vissem pela frente o caminho para o lugar ao qual desejam chegar. Aliás, foi um comentário equivocado. Elas não vêem realmente o caminho!

As pessoas passam, diariamente, por lugares lindos, verdadeiros espetáculos da natureza, e nem sequer notam. É mais comum do que você imagina. É! Você mesmo, o que costuma ver à caminho do trabalho, da escola, dos lugares que cotidianamente você frequenta? Você conhece as pessoas que cruzam seu caminho todos os dias? Ou melhor... você conhece os seus vizinhos?
Para alguns, será uma resposta positiva, mas para muitos, será "não".

É muito triste ver a vida escorrer por entre nossos dedos. Para quê toda essa pressa? Onde chegaremos com isso? Será que realmente existe esse lugar em que ansiamos chegar? Não está na hora de vivermos no que temos, com o que temos e do que temos?

É importante ter expectativas, planos, projetos. Mas não é nada bom se apegar a eles mais do que ao próprio momento presente. É comum pensarmos “Quando determinada coisa acontecer, finalmente serei feliz.” Será? Chegamos onde tanto queríamos, só que agora isso já não nos satisfaz por completo e já almejamos por outras conquistas.

A felicidade não depende de conseguirmos determinada coisa, e sim de conseguirmos nos sentir bem com aquilo que já temos. Nossa casa, família, amigos, emprego, escola. Vida! Devemos agradecer por tê-la e vivê-la intensamente. Não seja apenas um figurante, protagonize sua história.

Pare de uma vez de estar aí apenas existindo, e passe a viver realmente. A aproveitar as pequenas coisas. Aquelas as quais você não notara antes. Comece a valorizar até mesmo o vapor que sobe de sua xícara de café.

Detalhes. Eles fazem toda a diferença. O trecho acima retrata a rotina de uma cidadezinha, onde é natural que as pessoas se conheçam e se cumprimentem, que parem seus afazeres para “prosear” e rir a toa. São pessoas mais felizes.

Então por que não pegar um pouco dessa felicidade também? É muito simples.
Adote bons hábitos. Agradeça pelo que tem, ao invés de reclamar pelo que lhe falta. Deseje um bom dia para as pessoas por quem você passar, sorria para todos, sem ter de ver quem está recebendo seu ato de carinho. As vezes você tem o privilégio de alegrar o dia daquela pessoa, só com esse pequeno gesto que pode parecer tão insignificante. Abrace seus entes queridos, diga o quanto os ama. Nós sempre pensamos que eles já sabem disso, mas se não dissermos, eles é que não vão adivinhar. Quando for passar por uma porta, segure-a para que a pessoa que vem logo atrás de você possa entrar.

Atitudes como estas incentivarão os outros a querer mudar. Assim, a “cidade grande” também será lugar de sintonia, boa convivência e simpatia. E o mais importante, você se sentirá feliz!

Por Taynara Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Socialize sua opinião.